23 de abril de 2014

Morro da Forca

Na parte mais alta do bairro das Cabeças foi erguida uma forca. A primeira de Vila Rica. Ali, condenados eram enforcados em postes. Com o aumento do número de habitantes, a forca teve de ser transferida para um morro, hoje conhecido como Morro da Forca

Núlia me acompanhou :)
Beleza que o tio Tiradentes foi enforcado, né? Mas o que muita gente que vem a Ouro Preto e conhece o Morro da Forca não deve saber, é que o grande mártir (para alguns, farsa) da Inconfidência morreu no Rio de Janeiro, não aqui. Sério, tem gente dizendo que Tiradentes foi morto no Morro da Forca. Tudo mentira. 

Também não dá pra julgar quem sai daqui mal informado. Faltam guias e placas que expliquem melhor a história do lugar. A única placa foi arrancada, o que deixa o turista sem saber o que entender.

igrejas, igrejas everywhere
Sim, dá para ter uma ótima vista da cidade lá de cima. Sim, o clima lá é mais fresco que o comum. Mas sabe quando a gente percebe que as pessoas não dão a devida importância? Pois é.

o menino, a forca e a cidade 
Começando por "sentar na forca". Acho que nem preciso explicar muito, mas segue a lógica: história de Ouro Preto = forca = gente morta = pessoas de luto e você vai e senta no monumento? Para completar, adicionemos pichações e grafite. Eu posso estar sendo chata, mas que devia ser mais valorizado, devia.  Enfim, mesmo com todos os poréns, lá é incrível.

O Itacolomi tá em todo canto, incrível
Os visitantes se resumem, quase que exclusivamente, a moradores que se reúnem para fumar maconha. Se refletir olhando aquela paisagem sem usar drogas já é massa, imagina a vibe de quem tá sob efeito! AHUEAHIEAHIEAHIEAHIE Sério, muito bom visitar o Morro da Forca com os amigos (no meu caso, com Núlia) e ficar à toa. Talvez a mágica do lugar não seja nem sua história, mas a importância de quem está ao seu lado.


vamos fingir que eu não estava com medo hehe

Fui embora com o dever de voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário